10 agosto 2009

Discípulo ou Multidão?

Olá Pessoal,

Nesse sábado, nós compartilhamos alguns dos projetos para o terceiro trimestre, com ministério de jovens. Nosso principal objetivo é nesse tempo, tornar-se mais e mais Discípulo de Cristo, dessa maneira, tivemos uma introdução ao tema.

Confira…




Colossenses 2:7 / Lucas 8:4-15


Podemos destacar pelo menos 3 tipos de pessoas com relação ao nível de proximidade de Jesus: a multidão, os seguidores e os discípulos.

A multidão só quer bênção, não quer compromisso. O seguidor anseia por algo mais, mas ainda não se resolveu a pagar o preço (ex.: Nicodemos). Somente o discípulo segue o Mestre. E mesmo entre os discípulos, há níveis diferentes de fome, de entrega, de fé, de proximidade do Mestre. Jesus abençoava a multidão, conversava com os seguidores e se dava aos discípulos. Sua prioridade era os discípulos. Que tipo de cristão é você?
A principal obra de Jesus sobre a terra foi fazer discípulos. Ele dedicou-se a 12 homens, aos quais transmitiu sua vida, sua unção, sua revelação, seu amor. Eles deram seqüência ao ministério de Jesus. Jesus tinha mais de 12 discípulos, só que os 12 ele chamou de apóstolos. Foram seus enviados.

Podemos até ser multidão ou seguidores, mas só seremos discípulos se fizermos o que Ele mandou fazer. Portanto precisamos aprender a ser e a fazer discípulos de Jesus.
Nestes dias vamos olhar para o modo como Jesus fez discípulos e aprender como ser discípulo e como fazer discípulos.

MARCAS DE UM DISCÍPULO:

1. O discípulo não é um aluno, ele é um seguidor. Ele entende que precisa seguir o mestre. Ninguém vai resolver sua vida, você tem que renunciar, e seguir. Você tem que tomar a iniciativa.

2. O discípulo não sabe tudo, mas é ensinável. Ele entende que precisa aprender a ser como o mestre.

3. O discípulo não é uma réplica, é uma imitação. O discipulado respeita a individualidade. Não há fórmulas. Cada um é de um jeito. Olhe os 12 de Jesus!

4. O discípulo não entende tudo, mas é submisso. Ele abraça a visão do mestre. O discípulo não é independente, ele presta contas. Ele é transparente. Ele tem compromisso. Ele é fiel. O discípulo, quando confrontado, submete e responde. O seguidor vai embora. A multidão crucifica.

5. O discípulo pode ou não ser um amigo, mas ele é um servo. Começa como um servo, termina como um amigo. Ser servo é mais importante que ser amigo, para o discipulado funcionar. Familiaridade gera desdém.

Quem é você? Multidão, seguidor, ou discípulo?

Alguém pode perguntar: como ser discípulo de Jesus, se Ele não está aqui? Sendo discípulo de alguém que já é discípulo dele!

Deus está levantando um novo povo!

Pregador Dú

7 comentários:

  1. Essa pregação foi uma benção, como todas as outras que Deus abençoe sua vida, e que vc continue sendo um canal de benção pra nossas vidas te amo e me espelho em vc.

    Ass: Jacky Ventanilha

    ResponderExcluir
  2. E ai kara ... essa palavra foi uma benção ... onde me tocou bastante, foi naquela parte q Jesus contou a parabola , mas so os discipulos ..correram atras para saber a revelação, falou muito comigo valew

    ResponderExcluir
  3. É verdade, é Deus nos alertando e nos levando para um nível mais profundo nEle... vamos deixar de ser multidão e ser verdadeiros DISCÍPULO de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que estudamos sobre ser um discípulo, vejo o quanto ainda sou falha, mas Jesus me ama tanto que prepara palavras marvilhosas e me da esperança que não sou perfeita mas que a cada dia posso mudar em alguma área é só deixar Ele me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei dessa palavra foi uma benção...

    ResponderExcluir
  6. Joao 6.2 a multidao tava la por causa da cura . e dos milagres.

    lc 14.33..renunciar o que tem para ser dissipulo ..
    lc 14.27 tomar a cruz e segui ..

    pregador Dú é de Deus essa palavra ! muito bom gloria a Deus clayton_do_baixo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. uma boa palavra!!!falou muito comigo me insina que eu presiso ser dissipulo não posso sinplismente ser seguidor oou multidão. ainda mas nos dias de hoje. com tantas coisas acontecendo com as pessoas ñ dá pra ficar parado sem fazer algo né que Deus o abençoe!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário. Agradecemos sua participação.